Em essência, o CRM é usado pela tripulação de voo (e outros em um papel crítico de segurança na aviação) para aumentar a segurança de cada voo. Promove o uso de habilidades não-técnicas, como o trabalho em equipe e a tomada de decisões para garantir a percepção da situação sonora e resolução de problemas.
O Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM) é definido pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido como:
“Um sistema de gerenciamento que faz o melhor uso de todos os recursos disponíveis (equipamentos, procedimentos e pessoas) para promover a segurança e melhorar a eficiência das operações de voo.”
Abrange uma ampla gama de conhecimentos, habilidades e atitudes, incluindo comunicação, consciência situacional, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe. O CRM está preocupado com as habilidades cognitivas e interpessoais para gerenciar o voo dentro de um sistema organizado. As habilidades cognitivas são definidas como o processo mental usado para ganhar e manter a consciência situacional para resolver problemas e tomar decisões.
Neste curso você vai aprender a origem do CRM, suas atribuições para a melhoria na aviação e no pessoal envolvido, estudando casos reais.